E aí, tudo beleza? Seja bem-vindo ao Moto Aula e neste post vamos aprender os comandos e controles da moto.
Então vamos lá!
O vídeo desta aula está no final do texto. Você pode usar a barra de rolagem ou clicar aqui.
Boa aula! 🙂
Quais são os comandos e os controles da moto?
São os botões, avisos e dispositivos da moto dos quais o condutor deverá fazer uso
Por que preciso aprendê-los?
Porque na prova do DETRAN é cobrado, pelo menos, o uso básico de algumas dessas ferramentas. Entretanto, para se tornar um condutor mais habilidoso, e já a tirar carteira de moto tendo mais conhecimento sobre os veículos, é fundamental conhecer esses comandos e controles, que são genéricos à todas as motos.
Quais são os comandos e controles básicos?
Podemos dividi-los em 5 seções: Esquerda, Direita, Superior, Inferior e o Painel no centro.
Painel
O painel é o lugar onde estão algumas informações do veículo e a chave – algumas motos possuem a chave se encontra em outro lugar – temos então:
Só lembrando que pode variar conforme o modelo da moto
Marcador de Combustível
Localizado à esquerda, embaixo da inscrição ECO.
Hodômetro Total
Inscrição ODO. É como se fosse o relógio biológico da moto. Mede toda a distância percorrida, não tem como reiniciar e é baseado nele que se faz a manutenção do veículo.
Velocímetro
Números ao centro;
Essas três ferramentas: velocímetro; marcador de combustível e hodômetro total são as mais comuns para qualquer tipo de moto
Já, as seguintes ferramentas, vão depender do modelo, normalmente versões mais básicas raramente possuem
ECO
Econômetro, ajuda a otimizar a eficiência da moto indicando quando você está economizando combustível;
Relógio
Nem precisa de descrição, né?
Tacômetro
que mede a rotação do motor e também é útil para ajudar a passar marchas.
Hodômetro Parcial
Funciona para medir distâncias. Eu costumo usar para medir o consumo de combustível.
Já que na minha moto há dois hodômetros parciais e um hodômetro extra disponível apenas quando o combustível está na reserva, eu costumo usar o outro para medir distância entre lugares ou para a troca de óleo.
O marcador parcial pode ser zerado, a qualquer momento ao contrário do total.
Ainda no painel, temos algumas luzes indicadoras:
Da esquerda para a direita: neutro, injeção eletrônica, luz indicadora Blueflex (explicarei mais a frente), seta e farol alto
Neutro
significa que a moto não está pronta para andar. A marcha ainda não foi engatada.
Injeção Eletrônica
Indica o estado técnico da moto. Está luz só está disponível para veículos com esse sistema. Motos com carburador não possuem nenhuma luz indicadora. Normalmente a luz da injeção se apaga assim que é feita a leitura do sistema e pouco depois do motor entrar em funcionamento.
Luz indicadora Blueflex
No caso desta moto, como ela funciona com etanol ou gasolina, a luz acende como medida de segurança para evitar que a moto engasgue quando o motor está muito frio.
Seta
Indica se a seta está ligada ou desligada.
Alguns modelos possuem indicador de seta independente (um de um lado e o outro do outro).
Farol alto
Sinaliza o uso do farol alto.
Jamais ofusque a vista dos outros motoristas. Abaixe o farol ao ver outro veículo na sua frente.
Lado direito superior
Ao girar a chave, ativamos o sistema elétrico da moto, para ativar o motor, precisamos ir para o lado direito superior onde temos:
Acelerador
Sempre acelere de forma suave e gradativa;
Mata motor
Além da chave, pode-se desligar o motor neste botão;
Partida elétrica
Inicia o funcionamento do motor;
Freio dianteiro
Nunca aperte-o com muita força. Risco de queda.
Lado esquerdo superior
Lampejador de Farol Alto
É uma forma simples de piscar o farol, e é bem útil no trânsito;
Farol Alto
Seta
Buzina
Embreagem
Veja a aula de controle de embreagem aqui!
Lado esquerdo inferior
Alavanca do câmbio
Também conhecida como a Marcha da moto: Junto com a embreagem e o acelerador, colocam a moto em movimento;
Descanso
Apoio para estacionar a moto. Risco de acidente, se estiver armado em movimento;
Perde-se pontos na prova por deixar o descanso armado.
Lado direito inferior
Para finalizar, do lado direito inferior, temos o pedal do freio traseiro.
Assista ao vídeo
Então, está foi a aula de controles e comandos da moto. Espero que você tenha gostado e que este conteúdo te ajude a entender como pilotar moto.
Gostou dessa aula?
Compartilhe nas redes sociais e deixe seu comentário!
Estamos no YouTube, Facebook e Instagram!
Até a próxima aula!